Nova Era

Qual o verdadeiro papel do gerente de projetos na construção civil do Brasil?

O sucesso na execução de um projeto, além da mão de obra adequada, conta também com um posicionamento de liderança com a capacidade de resolver os eventuais problemas que surgem no decorrer do processo. Essa e outras funções relacionadas à gestão da obra fazem jus à competência do Gerente de projetos.

A definição de papéis, a distribuição de tarefas, o acompanhamento do projeto e de sua equipe e o relatório dessas observações também ficam à cargo desse profissional. Uma visão mais ampla dos procedimentos permite ao Gerente uma rápida mudança de estratégia quando necessário, uma vez que sua posição exige um constante monitoramento das atividades realizadas.

Abaixo listamos com mais detalhes as principais funções deste profissional.

1. Estabelecer o cronograma geral

Para que haja coerência com os prazos e garantia de execução com o orçamento disponível, é necessário se atentar ao cronograma estipulado anteriormente. É importante ter precisão em projetar os resultados esperados correlacionando-os com tudo aquilo que tem de ser feito. Falamos então de um planejamento claro com propostas bem organizadas.

2. Identificar, analisar e solucionar problemas

Gerir um projeto é também acompanhar de perto tudo o que é desenvolvido por uma equipe. Isso significa identificar, analisar e solucionar os problemas que surgirem, tendo flexibilidade para mudar estratégias e reorganizá-las de forma eficiente. Essa proximidade permite que o profissional solucione erros de forma mais rápida, evitando complicações futuras que possam impactar diretamente nos resultados da obra.

3. Propor métricas para avaliar o projeto

Como o profissional pode observar o andamento do projeto sem métricas bem estabelecidas? Parâmetros para quantificar os resultados são extremamente necessários, uma análise com base em dados permite que o gestor tenha noção da qualidade daquilo que está sendo produzido. 

4. Promover a comunicação entre os envolvidos

Um processo de comunicação aberto e viável para todos os membros da equipe favorece as diversas etapas do projeto. A transparência no repasse de informações é de extrema importância, uma vez que esta mantém o grupo no mesmo nível de discussão. Falhas de comunicação podem comprometer uma ou mais partes do projeto.

Um cargo de tamanha responsabilidade exige algumas características no perfil deste profissional. Organização e agilidade na tomada de decisões são atributos essenciais. Destacamos também a capacidade de planejamento dos passos a serem executados. Ressaltamos também uma boa visão para calcular riscos e não o bastante, é necessário também que este seja uma figura inspiradora para sua equipe. A motivação daqueles que fazem parte do grupo é fundamental para que bons resultados possam emergir. 

Tem algum ponto para acrescentar? Compartilhe conosco.