Primeiramente o que é a metodologia SCRUM? O nome é derivado de uma jogada ou formação do esporte rugby, onde os jogadores se posicionam para formar uma espécie de muralha humana. Hoje a palavra é usada para nutrir o significado de um procedimento de gerenciamento ágil em projetos de software.
Sua eficácia é tanta que hoje, além de englobar a área da Tecnologia da Informação, existe a possibilidade de aplicá-lo a diferentes segmentos, por este motivo o SCRUM vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas.
A metodologia se baseia em pequenas equipes com caráter multidisciplinar, feedback constante e a colaboração do grupo, com a finalidade de melhorar a eficácia dos envolvidos, reduzir o desperdício de tempo e de recursos e entregar serviços e produtos com melhor qualidade. O SCRUM permite que as empresas desenvolvam soluções em janelas menores, trazendo vantagem no processo competitivo.
Para que haja funcionalidade, o SCRUM conta com papéis e responsabilidades bem definidas, cada profissional sabe exatamente a sua função, dessa forma, cobranças externas são menos frequentes.
Dentro da equipe de um projeto temos alguns papéis fundamentais:
O SCRUM busca focar nos principais pontos do projeto, dividindo os objetivos maiores em pequenas etapas. Consideramos como “principal” aquilo que mais gera valor ao cliente, tais funcionalidades são mantidas em uma lista chamada “product backlog“.
Para que o andamento das atividades seja coerente, existe uma rotina de reuniões e feedbacks constantes, dando voz aos membros da equipe para que qualquer informação não alinhada ou travada seja solucionada. Sprints curtos e reuniões de no máximo 15 minutos, também chamadas de daily SCRUM, fazem parte do método. Nesse momento os itens do product backlog são priorizados e a equipe seleciona quais atividades será capaz de fazer no novo ciclo que se inicia.
É importante ressaltar o pequeno número de participantes das equipes, normalmente os grupos são formados por cerca de sete participantes, podendo haver abertura para o cliente “participar” do andamento do projeto se realmente houver interesse.
Na metodologia há o incentivo à transparência, para que erros e problemáticas sejam passíveis de resolução o quanto antes, evitando conflitos futuros.
A metodologia SCRUM se mostra um meio eficaz de atingir objetivos de maneira mais flexível e eficaz, assim como o livro “SCRUM: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo” de Jeff Sutherland sugere. A abordagem foca nas etapas do processo, permitindo que erros sejam identificados de maneira mais rápida.