Alguns problemas dentro do perímetro urbano pedem soluções práticas que muitas vezes necessitam de investimentos em materiais adequados, como é o caso da construção de um sistema de drenagem eficaz com o intuito de reduzir os alagamentos e os deslizamentos de encostas nas cidades do país.
Principalmente em períodos de grandes volumes de chuva, as redes de drenagem pluvial desempenham um papel essencial para o bom funcionamento dos municípios. A principal proposta do sistema é reduzir os impactos causados pelo excesso do nível de água, minimizando os efeitos dos deslizamentos de encostas e das enchentes. Para que os resultados esperados sejam alcançados, é necessário que a produção destes sistemas seja constituída pelos materiais adequados. Hoje no mercado nós temos algumas opções alternativas, como as tubulações de aço corrugado ou de polietileno corrugado, e também as variações tradicionais, como o tubo de concreto.
O material é versátil e sua aplicação é vasta, podendo atender à diferentes tipos de necessidade e níveis de carga, sendo uma solução prática para vias com trânsito intenso de veículos, obras abaixo de linha férrea ou até em pista de aeroporto. Além da versatilidade, outra vantagem das peças de concreto é que, se produzida de maneira adequada e seguindo todas as especificações da ABNT NBR 8890, terão as especificações técnicas para ter até 100 anos de vida útil.
A respeito dos tubos de concreto, é interessante conhecermos os tipos de peças disponíveis no mercado em geral. Existem dois formatos de fabricação disponíveis: os de seção circular e os retangulares (também chamados de aduelas).
Além do material utilizado, informações técnicas como o diâmetro dos dutos a serem utilizados também são necessárias para que os tubos sejam capazes de captar a água de determinada região. A definição da classe de resistência mecânica dos tubos também é um ponto necessário para o desenvolvimento de um sistema eficaz.
Para que tenhamos produtos de qualidade disponíveis, algumas normas são essenciais para a sua produção, como é o caso da ABNT NBR 8890, já citada anteriormente, que regulamenta a fabricação de tubos de concreto de seção circular e a ABNT NBR 15396, responsável pela regulamentação das aduelas (galerias celulares) de concreto armado pré-fabricado. Para a execução de obras de esgoto e drenagem utilizando tubos e aduelas de concreto também está em vigor a ABNT NBR 15645.
Estruturalmente falando, as redes de drenagem pluvial urbana não necessitam de manutenção, somente um trabalho de limpeza interna dos tubos devido ao acúmulo do lixo jogado nas ruas, que pode provocar o entupimento e a paralisação do sistema.
Podemos ver que um sistema bem projetado, desenvolvido com os materiais adequados e com um bom investimento público é a solução mais viável para os problemas de enchente, uma vez que os alagamentos nas cidades ocorrem justamente pelos problemas de drenagem.