Essa é a proposta da Fisia Babcock Environment, solução em tratamentos térmicos de resíduos e limpeza de gases de combustão, atuando no desenvolvimento, na construção e no gerenciamento das instalações responsáveis para a resolução de uma questão chave: a redução dos volumes de resíduos existentes de forma ambientalmente conveniente e eficiente.
Hoje o tratamento térmico de resíduos é considerado um processo econômico e ecologicamente correto.
A queima de resíduos não só possibilita a eliminação destes de forma ambientalmente correta como também proporciona quantidades consideráveis de energia em forma de eletricidade e calor, demonstrando seu potencial econômico.
O tratamento ocorre em 5 etapas e o procedimento tem início com a mais alta prioridade na prevenção dos resíduos, seguido pela reutilização. Caso o resíduo não possa ser evitado e nem reutilizado, ele deve ser reciclado. Os resíduos não recicláveis ainda podem conter energia que será obtida através de tratamentos térmicos, e por fim, é despejado no lixão somente as substâncias que não podem mais ser utilizadas e as que permaneceram após o tratamento térmico.
O tratamento térmico reduz significativamente o volume de resíduos, podendo chegar na eliminação de até 90% do total produzido por uma única pessoa no período de um ano. A incineração reduz uma enorme quantidade dos resíduos enviados aos lixões. Os elementos restantes após o processo são completamente esterilizados, estando livres de substâncias perigosas e prejudiciais à saúde, não oferecendo qualquer perigo ao homem ou ao meio ambiente. Vale ressaltar que a finalização do procedimento ocorre com a limpeza dos gases gerados pela combustão, graças às tecnologias de ponta utilizadas atualmente.
Proporcionando não só o descarte correto, o tratamento térmico utiliza também a energia contida nesses resíduos para produzir energia e calor, podendo substituir os combustíveis fósseis danosos, como o gás natural, o petróleo e o carvão.
Soluções ambientalmente viáveis estão sendo cada vez mais solicitadas. Propostas como a da Fisia Babcock Environment já estão sendo demandadas em diferentes lugares do mundo, este é o caminho por onde o desenvolvimento deverá ir cada vez mais e mais nos próximos anos.